Visitas

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

MDS promove debates sobre atendimento familiar

Imagem

Encontro nacional inicia ciclo de discussões, que ainda terá cinco etapas regionais e um seminário internacional em 2014

Clique na imagem para ampliar

Imagem da tela de acesso do portal. Clique na Imagem para Ampliar
Secretários participaram da abertura do Ciclo de Debates. Foto: Ubirajara Machado/MDS
Brasília, 25 – O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) deu início a um Ciclo de Debates que vai debater, com representantes dos governos municipais e estaduais, consultores e acadêmicos da assistência social, o trabalho social com famílias na Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Nesta segunda-feira (24), começou a etapa nacional do ciclo de debates, com um encontro em Brasília que prossegue até quarta-feira (26). Ao longo de 2014, haverá mais cinco encontros regionais e um seminário internacional, que completam o ciclo.
O objetivo é discutir o trabalho realizado com as famílias atendidas no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para nivelar conceitos e aprimorar práticas de atendimento à população. Os participantes analisarão a realidade, avanços e desafios do acompanhamento das famílias beneficiárias do Bolsa Família e de ações do Plano Brasil Sem Miséria, principalmente aquelas que estão descumprindo compromissos de educação e saúde relacionados ao programa de transferência de renda.
De acordo com a secretária Nacional de Assistência Social do MDS, Denise Colin, o ciclo de debates busca contribuir com a melhoria no atendimento à população nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). “Isso irá culminar nas orientações técnicas que aprimoram a prestação dos serviços, como exemplo, o processo de abordagem social, o atendimento das famílias com direitos violados, o acompanhamento de adolescentes em conflito com a lei e as especificidades dos serviços voltados a deficientes e idosos”, explicou.
O secretário nacional de Renda de Cidadania do MDS, Luís Henrique Paiva, reforça ainda que o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é a principal ferramenta de estruturação das políticas sociais do governo e que ele depende dos profissionais dos municípios para a qualificação das informações. “Hoje temos um sistema cada vez mais estruturado, sólido e profissionalizado, o trabalho que está sendo feito hoje com as famílias conta com instrumentos poderosos e com os trabalhadores para ser efetivo”, afirmou durante a abertura do encontro nacional.
O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Arnoldo Campos, defendeu o debate regionalizado. “Precisamos melhorar nossos serviços para que a vida dessas pessoas melhore, para que possamos resgatá-las e promover os direitos e os serviços a que elas têm direito”, enfatizou.
O encontro nacional vai determinar o alinhamento das discussões que acontecerão nos debates regionais, respeitando as especificidades de cada localidade. “Esperamos capturar as peculiaridades, identificar a atuação na ponta e definir orientações técnicas que deem direcionamento sem engessar os profissionais e os serviços prestados”, disse Denise Colin.
Os conhecimentos acumulados durante o Ciclo de Debates devem subsidiar o Caderno de Orientações Técnicas do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), que deverá ser publicado pelo ministério em 2015.
Central de Atendimento do MDS:
0800-707-2003
Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário