Visitas

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Tereza Campello defende que políticas sociais precisam avançar ainda mais

Ministra defendeu importância das ações socioassistenciais durante abertura da Reunião Descentralizada e Ampliada do Conselho Nacional de Assistência Social

Brasília, 7 – O Brasil conquistou avanços sociais importantes, que já se consagraram como políticas públicas de Estado e, por isso, não admitem retrocessos. “Ao longo de 10 anos, construímos e fortalecemos o Sistema Único de Assistência Social, valorizamos os profissionais da área e ofertamos serviços públicos que trouxeram dignidade às populações mais pobres. Temos que continuar valorizando o que construímos para que continuemos avançando, sem retroceder”, defendeu a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, durante abertura da Reunião Descentralizada e Ampliada do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) nesta quarta-feira (7), em Brasília. 

Segundo Tereza Campello, nesse histórico de conquistas, o aumento na oferta dos serviços públicos é ainda mais importante que a ampliação de benefícios. “Hoje, o governo repassa recursos regulares, e de forma automática, para um conjunto de serviços públicos voltados ao atendimento das populações mais vulneráveis”, afirmou. “Tudo é feito com critérios amplamente discutidos nos conselhos, de forma republicana, democrática e transparente.” 

Ela atribuiu os avanços sociais à parceria estabelecida entre governo, sociedade civil, estados e municípios. “Demos saltos qualitativos gigantescos. Temos que olhar para trás e ver o quanto conseguimos avançar, graças a essa parceria”, disse, destacando a importância da participação dos municípios na execução das políticas sociais. “Só realizamos a assistência social com o trabalho feito lá na ponta, nos municípios.” 

De acordo com ela, os investimentos realizados na área, em pouco mais de uma década, mostram que os governos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta Dilma Rousseff priorizam as populações mais pobres em suas políticas públicas. Para a ministra, essa nova postura mudou a visão tradicional do Estado brasileiro, que passou a adotar um modelo de desenvolvimento econômico com inclusão social. 

Esse “novo olhar” brasileiro é fundamental para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no Brasil. Ela lembrou que o governo investe na qualificação dos profissionais da área e na oferta de equipamentos voltados ao atendimento das populações em situação de pobreza e vulnerabilidade social – Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas), Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP), lanchas sociais para apoiar a execução de serviços nas regiões mais distantes, entre outros. 

Controle social – “Para nós, valorizar a área social não é gasto, é investimento. Capacitar os servidores, fortalecer mecanismos de gestão e traçar metas de acompanhamento e monitoramento para o controle das políticas públicas são alguns dos desafios. Temos que investir na qualidade dos serviços”, reforçou a ministra. Ela reiterou a importância da participação popular na construção e discussão das políticas públicas. “Só temos a avançar com a parceria entre governo, sociedade civil e trabalhadores da assistência social.” 

A ex-beneficiária do Bolsa Família Eduanes Rosa Araújo foi aplaudida pela plateia. Atual presidenta do Conselho de Assistência Social do Distrito Federal, ela representa a mudança radical ocorrida na relação do Estado com a população mais pobre nos últimos 10 anos. “Tenho orgulho de ser a primeira usuária do Suas a fazer parte dessa mesa. Fui beneficiária do Bolsa Família e devolvi o cartão por não precisar mais do benefício”, disse, arrancando aplausos de todos. 

Encontro – A Reunião Descentralizada e Ampliada do CNAS ocorre duas vezes por ano, com participação de trabalhadores, usuários, gestores, e especialistas com o objetivo de debater assuntos de interesse da assistência social. O encontro, que teve início na terça-feira (6), prossegue até amanhã no Hotel Nacional. 

Central de Atendimento do MDS:
0800-707-2003 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário