Visitas

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Cadastramento de entidades socioassistenciais é reaberto

ASSISTÊNCIA SOCIAL

A partir desta terça-feira (1º), o Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social (CNEAS) estará disponível para preenchimento pelos gestores
Foto: Eduardo Aigner/MDS
Brasília – Durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), gestores federais, estaduais e municipais decidiram pela reabertura do preenchimento do Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social (CNEAS) e a priorização do cadastramento para as entidades que possuem Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (Cebas).  A partir desta terça-feira (1º), os gestores municipais já podem cadastrar as informações sobre as entidades e organizações de assistência social. 
Hoje, o CNEAS conta com uma base de 18,5 mil entidades registradas. Segundo a secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ieda Castro, o cadastro aprimora o trabalho do gestor e qualifica a oferta de serviços. “O CNEAS é um instrumento para conhecer, monitorar e acompanhar as ofertas de serviços prestadas pelas entidades e, assim, ajudar na gestão dos serviços no município.” 
A diretora da Rede Socioassistencial Privada do Sistema Único da Assistência Social (Suas) do MDS, Barbara Campos, lembra que, apesar do preenchimento ser responsabilidade do órgão gestor e equipe técnica, "o diálogo com as entidades é uma estratégia fundamental para realização do cadastramento, sendo um momento de aproximação e troca de experiências”. 
Para as instituições privadas sem fins lucrativos que prestam atendimento na área de assistência social, é importante estarem inscritas no CNEAS ao solicitar a Cebas. As certificadas que não estão no cadastro precisam procurar a gestão do município para serem registradas. 
Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS(61) 2030-1021http://www.mds.gov.br/area-de-imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário