Visitas

segunda-feira, 17 de março de 2014

Tereza Campello diz que Pronatec é a oportunidade para o Brasil crescer

ticipou da solenidade de formatura de 1,3 mil alunos do programa em Uberlândia
Uberlândia, 14 – “O Pronatec é a oportunidade para o Brasil crescer. O país precisa de gente qualificada”, afirmou a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, durante a formatura de 1,3 mil alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), voltado ao público do Brasil Sem Miséria. O evento ocorreu na última quinta-feira (13), em Uberlândia (MG).
A meta de matricular 1 milhão de pessoas em um dos mais de 550 cursos oferecidos pelo programa até o final de 2014 foi alcançada este mês, nove meses antes do previsto. Por isso, a ministra defende que formar tantos profissionais aptos para suprir a demanda do mercado por mão de obra qualificada é uma prova de que a população mais vulnerável se esforça para aprender. “A população quer estudar para ter condições de conseguir um emprego melhor”, reforça Tereza Campello.
A presidenta Dilma Rousseff gravou uma mensagem que foi transmitida aos formandos em Uberlândia. “O Brasil que queremos se constrói pelo caminho da educação e do emprego. Por isso, o Pronatec é tão importante. Ao unir essas duas pontas, ele criou a oportunidade que faltava para milhões de brasileiros e brasileiras”, disse a presidenta.
O auxiliar de serviços gerais Damião Caetano de Sousa, 47 anos, é um dos beneficiados pela iniciativa. Ele voltou a estudar depois de quase 30 anos longe das salas de aula. Damião fez o curso de operador de computador e é um dos 1,3 mil formandos em Uberlândia. Agora, ele tem chance de conseguir um emprego melhor e ainda descobriu vocação para a poesia. Damião teve quatro poemas publicados no livro “Os poetas do Ladário e do Stella”, trabalho coletivo de alunos do Ensino de Jovens e Adultos de duas escolas de Uberlândia. “Vou continuar estudando. Quero cursar o ensino médio e fazer outro curso do Pronatec”, disse.
Aline Rodrigues, 24 anos, casada e mãe de uma filha de 2 anos, também é uma das formandas de Uberlândia que pretende continuar se qualificando. Após concluir o curso de cabeleireira, ela já começou a atender clientes em sua casa. O próximo passo é fazer o curso de manicure, também oferecido pelo Pronatec. “Vou trabalhar para mim e ser uma profissional completa”, conta.
O prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, lembra que a educação é um processo contínuo e afirma que os formandos devem seguir com os estudos. “Sempre é tempo de estudar e aprender”, afirma.
O Pronatec é uma das ações de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria, criado em 2011 com o objetivo de superar a extrema pobreza. O público principal são os beneficiários de programas de transferência de renda com mais de 16 anos de idade. Os cursos de qualificação profissional são gratuitos e têm duração mínima de 160 horas. Em Minas Gerais, já foram realizadas 100 mil matrículas em 420 municípios. Em Uberlândia, 2.425 pessoas se inscreveram em 61 cursos oferecidos.
Central de Atendimento do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário