Visitas

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Imagem Pronatec Brasil Sem Miséria prova que população de baixa renda quer melhorar de vida

Ministra Tereza Campello e governador da Bahia, Jaques Wagner, participaram da solenidade de formatura em Alagoinhas (BA), com a presença de 1,2 mil alunos do programa
Alagoinhas (BA), 11 – A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, afirmou nesta sexta-feira (11), em Alagoinhas (BA), que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Brasil Sem Miséria é a prova que a população de baixa renda quer melhorar de vida. “Esta formatura dos alunos em Alagoinhas mostra que aqueles que criticam os mais pobres, dizendo que eles não gostam de trabalhar, estão errados. A população de baixa renda quer melhorar de vida e, para isso, o Pronatec é a ferramenta essencial.” 


A ministra e o governador da Bahia, Jaques Wagner, participaram da solenidade de formatura, com a presença de 1,2 mil alunos do Pronatec, no ginásio municipal de esportes. Tereza Campello lembrou que a meta de 1 milhão de matrículas em 2014 foi alcançada em março, nove meses antes do previsto. “Além da qualificação, nossa luta também é pela formalização dos alunos do programa.” Durante a cerimônia, foi exibido um vídeo da presidenta Dilma Rousseff parabenizando os formandos de Alagoinhas. 

Na cerimônia, a ministra entregou o certificado de operador de computador para o jovem Brendel dos Santos Santana Reis, de 21 anos. Beneficiário do Bolsa Família, ele conta que possuía conhecimento em informática, mas queria aprender mais. “O curso me deu um certificado reconhecido, o que vai facilitar minha entrada no mercado”, disse ele. “Na semana que vem, já devo estar com a carteira de trabalho assinada”, comemorou. 

Segundo o governador Jaques Wagner, “o estado não se preocupa apenas em atrair novas empresas, mas em qualificar a mão de obra, principalmente dos jovens”. “Em Alagoinhas, há empresas de refrigerante, cerveja e muitas outras. Isso significa um mercado amplo para esses jovens”, ressaltou ele. 

A Bahia ocupa o terceiro lugar no ranking de matrículas do Pronatec Brasil Sem Miséria. São 74,3 mil em 95 municípios desde que o Pronatec foi criado em 2011. O governo federal já investiu R$ 148,6 milhões. No Nordeste, 418,7 mil inscrições foram realizadas. 

Em Alagoinhas, já foram feitas 1.936 matrículas, com investimento de R$ 3,8 milhões. Os cursos são realizados pelo Senai e os mais procurados são: eletricista industrial, mecânico de máquinas industriais, assistente de planejamento e controle de produção, almoxarife e agente de observação de segurança. Até o final deste primeiro semestre, serão abertas no município mais 1.440 vagas do Pronatec Brasil Sem Miséria. 

Carteira – Roseane Auxiliadora da Soledade, de 33 anos, foi uma das formandas que recebeu o certificado e teve a carteira de trabalho assinada durante a solenidade de formatura do Pronatec nesta sexta-feira (11), em Alagoinhas. Ela conseguiu emprego em uma indústria de cerâmica na região. A decisão de fazer o curso de assistente de planejamento e controle de produção foi tomada depois que ela observou que algumas indústrias estavam se instalando no município e surgiriam oportunidades. 

Beneficiária do Bolsa Família, Carina Pereira dos Santos, de 19 anos, também recebeu o certificado. Especializada em almoxarife, ela acredita que a qualificação é um diferencial para conseguir um emprego na cidade. “Só com estudo, vou melhorar de vida. Achei o curso muito importante. Ele abriu um horizonte para mim”, disse. Após a conclusão dos estudos pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), a expectativa dela é conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Atualmente, ela ajuda a mãe, que é ambulante, a vender churrasquinhos. 

Ivone Pereira Galdino, de 19 anos, decidiu seguir o caminho do pai e se matriculou no curso de mecânico de máquinas industriais. O certificado, recebido na solenidade em Alagoinhas, vai ajudá-la a enfrentar o preconceito que ainda há na área. “Tem muito preconceito ainda com as mulheres que cursam mecânica. Mas isso não vai me deixar fora do mercado. Com o Pronatec, tenho qualificação para brigar de igual para igual.” 

Acesso – O programa integra uma série de políticas públicas do governo federal para promover o acesso das pessoas mais pobres, especialmente os beneficiários do Programa Bolsa Família, à qualificação profissional e ao mercado. 

São mais de 560 cursos de qualificação profissional oferecidos gratuitamente à população. Pagos pelo Governo Federal, eles são ministrados por estabelecimentos de qualidade reconhecida pelo mercado, como os Institutos Federais e as instituições do Sistema S (Senai, Senac, Senat e Senar). Quem participa recebe gratuitamente material escolar, transporte e lanche. 

Para se inscrever no Pronatec Brasil Sem Miséria, é preciso ter no mínimo 16 anos e estar cadastrado ou em processo de inclusão no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. As matrículas podem ser feitas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). 

Central de Atendimento do MDS:
0800 707 2003 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021

Nenhum comentário:

Postar um comentário