Visitas

terça-feira, 7 de maio de 2013

Brasil Sem Miséria: Seminário na Unicamp debate inclusão produtiva urbana

Ministra Tereza Campello participa da abertura do evento, nesta quarta-feira (8). Acadêmicos e gestores públicos vão avaliar, até quinta-feira (9), estratégia do governo para oferecer aos mais pobres capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho
Brasília, 7 – A inclusão produtiva urbana – estratégia do Plano Brasil Sem Miséria para oferecer às pessoas mais pobres oportunidade de capacitação profissional, inserção no mercado de trabalho, formalização e crédito – já está despertando interesse de organismos internacionais, como o Banco Mundial, e da academia. Nesta quarta (8) e quinta-feira (9), essa política do governo federal será debatida no Seminário Brasil Sem Miséria - Inclusão Produtiva Urbana: experiências, resultados e desafios, na Unicamp, em Campinas (SP). A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, a diretora do Banco Mundial para o Brasil, Deborah Wetzel, e o reitor da universidade, José Tadeu Jorge, participarão da abertura do evento.

O seminário é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Banco Mundial e Unicamp. Nos dois dias, acadêmicos, gestores públicos e especialistas vão debater e avaliar a inclusão produtiva urbana do Brasil e a sua articulação com as políticas de seguridade social e transferência de renda. Essa estratégia do Plano Brasil Sem Miséria é executada, entre outras ações, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), cuja meta é oferecer 1 milhão de vagas a pessoas de baixa renda incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

“Esse encontro é uma oportunidade única para trazer à mesa de discussão não só acadêmicos de uma série de institutos que estudam essa questão em profundidade, mas também os gestores públicos que trabalham com a inclusão produtiva no dia a dia e implementam essa política”, destaca a diretora de Relações Institucionais da Secretaria Extraordinária para Superação da Extrema Pobreza do MDS, Patrícia Vieira.

A estratégia de inclusão produtiva não se limita ao Pronatec Brasil Sem Miséria, diz Patrícia Vieira. “O Pronatec Brasil Sem Miséria prepara as pessoas para entrar no mercado de trabalho e sair da informalidade, mas a inclusão produtiva urbana não se restringe a esse programa.” O governo, acrescenta, também oferece formalização aos microempreendedores – em conjunto com o Sebrae, por meio do Microempreendedor Individual (MEI) –, crédito por intermédio do Programa Crescer e iniciativas de economia solidária.

Desafios - No encerramento do seminário, o secretário extraordinário para Superação da Extrema Pobreza do MDS, Tiago Falcão, e a pesquisadora Ana Fonseca, do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas da Universidade de Campinas (NEPP/Unicamp), vão apresentar as conclusões dos participantes do seminário e os desafios da agenda de inclusão produtiva urbana. Também participam do evento os secretários nacionais do MDS Paulo Jannuzzi (Avaliação e Gestão da Informação), Luís Henrique Paiva (Renda de Cidadania) e Denise Colin (Assistência Social).

A programação do seminário prevê ainda a participação de representantes dos ministérios da Educação, da Saúde, do Planejamento, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e do Trabalho e Emprego. Especialistas como Aldaíza Sposati, Sergei Soares, Márcio Pochmann e Gabriel Kraychete também apresentarão palestras sobre o tema.

O professor titular de Economia Social e do Trabalho da Unicamp Cláudio Dedecca apresentará no seminário o painel O enfoque multidimensional da pobreza no Plano Brasil Sem Miséria. O evento também terá a participação de Franco Matos, doutor em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (USP) e consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento para Políticas de Emprego. Ele debaterá O papel do microcrédito e das microfinanças na inclusão produtiva dos extremamente pobres.

Para ver a programação completa e outras informações sobre o evento, acesse http://blog.mds.gov.br/sbsmipu/

Serviço
Seminário Brasil Sem Miséria - Inclusão Produtiva Urbana: experiências, resultados e desafios

Quando: Quarta (8) e quinta-feira (9), das 9h às 18h
Onde: Centro de Convenções Unicamp – Anfiteatro 3 - Campinas (SP)

Ascom/MDS
(61) 2030-1021

Nenhum comentário:

Postar um comentário