Visitas

terça-feira, 6 de agosto de 2013

De barco, busca ativa vence a distância e o isolamento de comunidades no Pará

Equipes localizam famílias que enfrentam dificuldades para acessar serviços e políticas públicas. Navegando pelos rios amazônicos, elas levam a oportunidade de superação da extrema pobreza, aliada à preservação ambiental
Breves (PA), 6 – O único acesso às cidades do arquipélago do Marajó (PA) é por meio dos rios. A navegação é feita em canoas, barcos e lanchas. A mesma distância pode ser percorrida em duas horas ou levar um dia inteiro, conforme a correnteza, a maré fluvial e o modelo da embarcação. Para muitas famílias pobres que vivem na região, o combustível é o item mais caro do orçamento familiar. Ir até a cidade não é fácil, e isso dificulta o acesso aos serviços e políticas públicas. A missão do Mutirão Bolsa Verde é vencer essa barreira e levar até essas populações a inclusão social, com garantia de renda e conservação dos recursos naturais.
 
Clique na imagem para ampliar

Imagem da tela de acesso do portal. Clique na Imagem para Ampliar
Mutirão se desloca de barco na ilha dos Macacos. Foto: Ana Nascimento/MDS
A estratégia de busca ativa faz muita diferença para os ribeirinhos e assentados rurais. De barco, navegando pelos rios amazônicos, as equipes do mutirão pretendem localizar e incluir no Bolsa Verde 30 mil famílias no Pará. Pessoas como a extrativista Rosiane Sarmento Melo, 23 anos, moradora da comunidade Santa Maria, na ilha Jejuteua, que muitas vezes não tem condições de pagar pelo percurso de barco até Breves, a cidade mais próxima. “É melhor porque às vezes a gente não tem dinheiro pra comprar combustível pra ir e voltar”, explica. Segundo ela, gastam-se seis litros de combustível para chegar à cidade.

A distância e o isolamento dessas comunidades representam sérias barreiras no acesso a serviços públicos, como os de saúde. Na ilha Jejuteua, por exemplo, as gestantes normalmente recorrem a parteiras da região ou realizem o próprio parto. “O primeiro filho eu tive com a minha mãe, ela que ajudou a nascer. Aí eu vim pra cá e tive a coragem, eu tive meus filhos sozinha, eu mesma que fiz os partos”, conta Vitorina da Silva e Silva, 52 nos, parteira da comunidade Santa Maria, que teve 10 filhos e ajudou 48 bebês a nascerem.
Além da inclusão no Cadastro Único e nos programas Bolsa Família e Bolsa Verde das famílias elegíveis, o mutirão oferece os serviços de emissão de documentos de identidade, CPF e carteira de trabalho pelo Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio do Incra.
Clique na imagem para ampliar

Imagem da tela de acesso do portal. Clique na Imagem para Ampliar
O extrativista Elionai Moreira e a esposa, Jéssica Ribeiro Lima, se inscrevem no Cadastro Único e no Bolsa Verde. Foto: Ana Nascimento/MDS
Quando o agricultor familiar Elionai Moreira, 20 anos, soube da chegada do Mutirão Bolsa Verde na comunidade Monte das Oliveiras, na ilha dos Macacos, largou a roça de mandioca, pegou os documentos e chamou a esposa para fazerem o Cadastro Único. “Meu irmão avisou a gente de que tinha cadastro, aí a gente deixou tudo lá, deixou as mandiocas, e veio correndo para cá”, disse. Ele espera ansiosamente sua inclusão no Bolsa Família e no Bolsa Verde.
Quando sair o primeiro benefício, Elionai espera aplicar o dinheiro que vier na produção de farinha, feita artesanalmente no quintal de casa. “A gente pode ampliar o trabalho da gente, fazer uma roça maior, ampliar o açaizal porque a fonte mais rica que tem no Pará é o açaí, tá dando muito dinheiro, só que a gente não tem para tirar, aí o jeito é fazer o Bolsa Verde e ampliar o açaizal para poder continuar cultivando”.
Cristiane Hidaka - Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário