Visitas

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Equipes percorrem 27 municípios no Pará para incluir 30 mil famílias no programa

Bolsa Verde já mudou a vida de 40,5 mil famílias em todo o país. A partir de hoje, série de matérias mostra o esforço do governo federal para levar o desenvolvimento econômico e sustentável a outras famílias pobres que preservam o meio ambiente
Breves (PA), 5 - A vida das famílias que vivem em áreas de preservação da Amazônia Legal e de outros quatro biomas brasileiros está se modificando com o Plano Brasil Sem Miséria. Desde o lançamento do Plano, em junho de 2011, 40,5 mil famílias em todo o país foram incluídas no Bolsa Verde e estão saindo da situação de extrema pobreza em direção ao desenvolvimento econômico e sustentável. O governo federal avança, agora, para incluir outras famílias com o mesmo perfil no programa, levando até elas a oportunidade de uma vida melhor, aliada à preservação ambiental.
No estado do Pará, o governo pretende localizar e incluir no Bolsa Verde mais de 30 mil famílias extrativistas. Para isso, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) iniciou no dia 17 de julho o Mutirão Bolsa Verde e está realizando busca ativa em 27 municípios. A ação tem o apoio do governo estadual, das prefeituras, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Secretaria de Patrimônio da União (SPU).
Confira a Galeria de Fotos:
Mutirão Bolsa Verde em Breves (PA)
Clique na imagem para ampliar

Imagem da tela de acesso do portal. Clique na Imagem para Ampliar
Barco do mutirão de cadastro no Programa Bolsa Verde na Comunidade de Santa Maria, ilha Jujuteua. Foto: Ana Nascimento/MDS.
De acordo com cruzamento de dados da Secretaria Extraordinária de Superação da Extrema Pobreza do MDS, as regiões de Marajó, Porto de Móz-Gurupá, Santarém, Salgado Paraense e Soure têm uma grande quantidade de famílias extremamente pobres que vivem em reservas, unidades de conservação e assentamentos rurais. As famílias beneficiárias do Bolsa Família que sobrevivem a partir do uso sustentável de recursos naturais e que promovem a conservação do meio ambiente nos locais ondem vivem têm direito a receber o Bolsa Verde. O programa repassa R$ 300 trimestralmente, por meio do cartão do Bolsa Família, durante dois anos. 
As equipes dos mutirões têm a missão de emitir documentação, inserir famílias que ainda não estão no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e incluir no Bolsa Verde as famílias com o perfil do programa. “É uma ação que começa com a busca ativa e o Bolsa Verde, mas que vai ter outras repercussões dentro das políticas do Brasil Sem Miséria. Estamos efetivamente fazendo uma ação de busca ativa e indo a campo para também perceber a necessidade de outras políticas nessa região”, explica a diretora de Gestão e Acompanhamento do Brasil Sem Miséria do MDS, Janine Mello.

De acordo com a coordenadora técnica do Ministério do Meio Ambiente, Andréa Carestiato, que está percorrendo no momento o município de Breves com uma equipe de busca ativa, o Bolsa Verde é uma compensação pela preservação ambiental e incentiva o desenvolvimento sustentável. “Os beneficiários não podem desmatar, caçar, extrair palmito ou pescar no período de defeso. Além de perder o benefício, serão enquadrados nas condições de crime ambiental como todo e qualquer cidadão. O Bolsa Verde não é uma premiação, é um pacto, tem deveres a serem cumpridos por ambas as partes”, explica.
Os extrativistas e ribeirinhos paraenses vivem principalmente da coleta do açaí e da castanha do Pará, da pesca artesanal e de pequenos roçados de mandioca. “As famílias sobreviviam da extração da madeira e do palmito. Como aumentou a fiscalização e essa atividade é ilegal, o município está se readequando, as famílias estão pescando e lidando com o açaí. Usam o Bolsa Verde para comprar máquina de bater açaí, gerador de energia e rabeta (embarcação de pequeno porte)”, conta a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social de Breves, Orquidéia Nascimento da Costa.

Para a beneficiária do Bolsa Família Maria de Nazaré Marques Sarmento, 53 anos, extrativista da comunidade Santa Maria, na ilha Jujuteua, o dinheiro do Bolsa Verde vai ajudar a melhorar a renda e a alimentação, pois será investido na criação de patos e galinhas e no manejo do açaí. “Quando chegou a notícia desse Bolsa Verde, muitos já cuidaram de se prevenir no plantio do açaí, pois aumentando o açaizal tem muita venda. Agora temos o projeto de fazer (manejo) no inverno e no verão. Aí, nunca vamos ficar sem açaí pra vender”, comemora. Ela tem 15 filhos, todos criados com a renda do Bolsa Família, da agricultura de subsistência e da venda de farinha e açaí.
Cristiane Hidaka - Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário