Mais de 1,3 milhão de famílias que recebem o programa de transferência
de renda precisam atualizar seus dados junto às prefeituras até o dia 13 de
dezembro
Brasília, 10 – O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)
lançou campanha de rádio para alertar os beneficiários do Bolsa Família que
precisam atualizar seus dados junto à gestão local do programa até 13 de
dezembro. A peça orienta como as famílias podem verificar se estão há mais de
dois anos sem revisar suas informações no Cadastro Único para Programas Sociais
do Governo Federal, usando o comprovante de saque do benefício. Segundo
levantamento realizado pelo MDS até o fim de agosto, mais de 1,3 milhão
de famílias ainda precisam comparecer nas prefeituras.
Para a secretária adjunta de Renda de Cidadania do MDS, Letícia Bartholo, a iniciativa cria mais um canal de contato com as pessoas que recebem o programa. “Ações de comunicação com as famílias beneficiárias do Bolsa Família é condição essencial para o êxito do programa, seja na dimensão do cumprimento das condicionalidades de educação e de saúde, seja para a revisão cadastral.”
Os dados que precisam ser atualizados são: endereço, telefone, renda, documentação, composição familiar e informações sobre as escolas das crianças e adolescentes. O beneficiário deverá apresentar os documentos de identificação pessoal do responsável familiar e das demais pessoas da família, comprovante de residência e conta de energia elétrica, entre outros, que ajudem na qualificação da coleta de informações.
Além da campanha, o ministério também já enviou um comunicado para a casa das famílias e avisa todos os meses, por meio do extrato do benefício, se a família deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município ou a prefeitura.
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
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