Visitas

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Bahia celebra 10 anos do Programa Bolsa Família

Para comemorar as conquistas do Programa Bolsa Família, além de promover a articulação das ações do Plano Brasil sem Miséria na Bahia, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), realizará dois importantes eventos no dia 28 deste mês. Durante o dia, a partir das 10 h, no Grand Hotel Stella Maris, haverá o 1º Ciclo de Oficinas de Trabalho do Plano Brasil Sem Miséria, direcionado a gestores municipais, técnicos de assistência social  e  beneficiários do PBF. À noite, a partir das  19h, acontecerá a celebração dos 10 anos do Programa, que terá como expositores a ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, o governador Jaques Wagner, a secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Moema Gramacho. 

Durante a celebração serão apresentados os resultados do Programa nas áreas de assistência social, saúde, educação e qualificação profissional. O objetivo é sensibilizar os gestores municipais para a necessidade de adesão aos projetos e programas sociais que visam a superação da pobreza.

Avanços – Nesses 10 anos do PBF, a Bahia teve o quantitativo de famílias beneficiárias aumentando de 519. 268 para 1. 790.089 e atualmente, é o estado com maior número de famílias atendidas, aglutinando o maior volume de recursos transferidos mensalmente. Segundo os últimos dados, somente através do Bolsa Família, serão inseridos na economia baiana R$ 3,3 bilhões neste ano. 



A Bahia foi, ainda, o Estado brasileiro onde as ações para a superação da extrema pobreza tiveram maior impacto. Segundo dados da Presidência da República, 3,5 milhões de baianos saíram da situação de miséria absoluta, de 2011 até hoje, por meio do Bolsa Família, em sintonia com políticas sociais de inclusão produtiva , segurança alimentar e proteção social. 

Outro indicador importante que mede a melhoria da qualidade de vida são os números da mortalidade infantil na Bahia, que nos últimos cinco anos, caiu 17% em razão dos programas sociais, a exemplo da programa, que vai a todas as famílias carentes.


Oficinas - Conduzidas por técnicos do Governo Federal e do Estado, que orientarão a gestão e operacionalização dos principais projetos e programas de promoção e proteção social. Durante as atividades, os gestores municipais obterão orientações para acessar programas e otimizar recursos do Governo Federal. 



ASCOM/SEDES

Nenhum comentário:

Postar um comentário