Visitas

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Governo federal anuncia medidas de apoio a extrativistas da região Norte


Em Melgaço (PA), II Chamado dos Povos da Floresta reúne mais de mil extrativistas até esta sexta-feira (29). Ministra Tereza Campello anuncia entrega de lanchas da Assistência Social e faz balanço do mutirão de busca ativa e Bolsa Verde no Pará
Brasília, 28 – A reserva extrativista Gurupá Melgaço, no arquipélago de Marajó (PA), será ponto de encontro de mais de mil extrativistas da região amazônica a partir desta quinta-feira (28) para o II Chamado dos Povos da Floresta. Na sexta-feira (29), as ministras do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, lançarão medidas de apoio aos extrativistas da região, além de definir políticas públicas e ações para essas comunidades, que vivem do uso sustentável dos recursos da floresta.
Para o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Arnoldo de Campos, a atividade marca a estratégia do governo de agir em conjunto com os extrativistas, ouvindo suas demandas e necessidades. “Nosso objetivo é aplicar as políticas públicas já existentes ao incentivo e o fortalecimento da atividade extrativista, de forma a estimular o uso sustentável dos recursos naturais, com geração de renda e promoção da qualidade de vida das famílias que vivem da e na floresta.”
Medidas – O MDS anunciará a inclusão de 3.880 famílias no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, como resultado de um mutirão de busca ativa do Plano Brasil Sem Miséria e do Bolsa Verde, realizado desde agosto no Pará. A ministra Tereza Campello fará a entrega simbólica do recurso do Bolsa Verde para duas famílias extrativistas.
Além disso, anunciará a entrega, em 2014, de mais 15 lanchas da assistência social, no valor de R$ 5 milhões. Até o momento, 30 embarcações já foram entregues. As lanchas facilitam o trabalho de busca ativa e acompanhamento de famílias nos locais mais remotos e estão sendo distribuídas a municípios da região Norte, Maranhão, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
A primeira edição do Chamado dos Povos da Floresta foi realizada em agosto de 2011. No encontro, foram firmados acordos como a criação de um grupo de trabalho interministerial que elaboraria o Plano Nacional de Fortalecimento do Extrativismo. O Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) entidade que representa, politicamente, o movimento social dos extrativistas do Brasil. O conselho foi criado em 1985, no I Encontro Nacional de Seringueiros, realizado em Brasília. A entidade é resultado da articulação política do líder seringueiro Chico Mendes.
SERVIÇO
II Chamado dos Povos da Floresta
Quando: quinta (28) e sexta-feira (29)
Onde: Reserva Extrativista Gurupá Melgaço, município de Melgaço, Arquipélago do Marajó (PA)
Informações para Imprensa:
(61) 2030-1021
imprensa@mds.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário