Visitas

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Conferência Estadual da Bahia reúne mais de 1.200 pessoas

Nos dias 01 e 02 de outubro realizou-se, em Salvador, a Conferência Estadual de Assistência Social da Bahia, com um total de 1.214 participantes, sendo 408 delegados governamentais, 306 delegados da sociedade civil, 94 convidados, 336 observadores e 70 membros da organização do evento.
O evento contou com a participação de representantes de 417 municípios baianos e discutiu novas diretrizes para o aperfeiçoamento e avanços do Suas, além da ampliação dos recursos públicos para o financiamento de projetos sociais, fiscalização no cumprimento das políticas públicas e regionalização dos programas sociais.
A mesa de abertura contou com a participação das conselheiras nacionais Solange Teixeira e Valéria Gonelli, sendo que a primeira proferiu palestra de abertura do evento. Também participaram da mesa de abertura a secretária estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza e presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Moema Gramacho, além de representantes do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Assistência Social (Fonaceas) e Comissão Intergestores Bipartite (CIB), Fórum dos Trabalhadores do Suas (Fetsuas/BA), entidades de organização de  Assistência Social e organização de Usuários do Suas.
Foram realizados painéis que discutiram os seis eixos da Conferência Nacional deste ano: o cofinanciamento obrigatório da assistência social; gestão do SUAS: vigilância socioassistencial, processo de planejamento, monitoramento e avaliação, gestão do trabalho, gestão dos serviços, programas e projetos; gestão dos benefícios no SUAS e regionalização. Fazem parte painéis, delegados eleitos nas conferências municipais representantes da sociedade civil e governo, além de convidados e observadores.
A Bahia deverá enviar 120 delegados à Conferência Nacional – metade do segmento governamental e metade da sociedade civil. Foi feita uma separação entre os participantes em grupos de acordo com o porte dos municípios representados – para que esses grupos indicassem os nomes dos delegados. Na plenária final, foi informado que depois sairia uma Resolução com os nomes dos delegados.
Conselho Nacional de Assistência Social
Site: 
http://www.mds.gov.br/cnas
Facebook: 
http://www.facebook.com/conselhocnas
Twitter: 
http://www.twitter.com/conselhocnas
You Tube: http://www.youtube.com/user/canalcnas


Nenhum comentário:

Postar um comentário