Visitas

sexta-feira, 12 de julho de 2013

MDS entrega 6 mil cabeças de ovinos e caprinos para produtores do Semiárido

Agricultores familiares de dez municípios de Alagoas também receberão tecnologias de captação e armazenamento de água para produção. Ministério investe R$ 14,9 milhões nas ações
Brasília, 10 – O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com o Consórcio para o Desenvolvimento da Região do Ipanema (Condri), de Alagoas, começa a entregar nesta quinta-feira (11), em Canapi (AL), as primeiras das seis mil cabeças de caprinos e ovinos que vão beneficiar famílias de baixa renda que vivem em dez municípios do estado. Durante a solenidade, também será feita a entrega de equipamentos de captação de água para uso na produção agrícola. O investimento total do MDS é de R$ 14,9 milhões.

Em Canapi, as entregas serão realizadas nas comunidades de Forquilha, às 10h, e Bezerra, às 15h. Na sexta (12), às 10h, as famílias da comunidade Fazenda Nova, do município de Olivença, serão beneficiadas. Durante o resto do mês, a ação chegará ainda em Carneiros, Maravilha, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema e Senador Rui Palmeira.

O convênio entre MDS e o Condri prevê ainda a instalação de um equipamento chamado aprisco, que serve como abrigo e curral para os animais e também permite a captação de água da chuva por meio de calhas em sua cobertura. Essa água servirá para abastecer a produção e matar a sede dos animais. “As características do Semiárido favorecem a caprino-ovinocultura”, explica Carlos Cleber Sousa Soares, coordenador geral interino de Acesso à Água do MDS. “Impulsionamos a agricultura familiar, com essa ação, direcionando variadas tecnologias sociais de acesso à água para produção, considerando o perfil produtivo de cada região.”

A universalização do acesso à água integra o eixo de inclusão produtiva rural do Plano Brasil Sem Miséria. Desde 2011, quando o plano foi lançado, o governo federal já construiu 12 mil equipamentos para captação de água para auxiliar na produção de famílias de baixa renda. A meta é implantar 64 mil desses reservatórios até o fim de 2014.

Ascom/MDS
(61) 2030-1021

www.mds.gov.br/saladeimprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário