Visitas

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Pronatec traz novas perspectivas de vida no Maranhão

 Dignidade e perspectiva de um futuro melhor foram conquistas de muitos dos beneficiários dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Plano Brasil Sem Miséria, em Caxias (MA). Luciana Aguiar Gomes, moradora da cidade que fica cerca de 400 km da capital São Luís, vivia com dificuldade financeira, basicamente do que ganhava como manicure e do Programa Bolsa Família. Ela participou do curso de Cabeleireiro ofertado pelo Serviço Nacional do Comércio (Senac) e hoje montou o seu próprio salão de beleza.











 Ela afirma que pretende estudar mais, para continuar aumentando seus ganhos. “Eu era manicure e a minha renda era muito pequena. Hoje, já posso comprar o que meu filho pede, pago escola particular pra ele. Aumentou não só a minha renda familiar, mas a minha capacidade de ir mais longe. Logo, com o primeiro curso do Pronatec já fui adquirindo renda. Consegui o certificado e montei o meu próprio salão. Agora não quero mais parar de me capacitar.”
Assim como Luciana, muitas outras pessoas de baixa renda se beneficiaram dos cursos do Pronatec Brasil Sem Miséria em Caxias. De agosto de 2012 até este mês, foram mais de 900 alunos capacitados por instituições como Senac, Serviço Nacional da Indústria (Senai) e Instituto Federal do Maranhão (IFMA). De acordo com a interlocutora do Pronatec da Secretaria Municipal de Assistência Social de Caxias, Kátia Vieira, é grande a procura pelos cursos e também do número de pessoas que são aproveitadas pelo mercado de trabalho após a conclusão destes.
A secretária municipal de Assistência Social, Fátima Liguori, acrescenta que o órgão faz um acompanhamento do beneficiário, desde a divulgação dos cursos para a comunidade até a sua inserção no mercado de trabalho. “Temos uma equipe de assistentes sociais que estão sempre prestando um pronto atendimento a estas pessoas, pois o nosso objetivo maior é ajudá-los a chegar aonde desejam. É fazer com que tenham dignidade e aumentem a sua qualidade de vida.”
Para o aluno do curso de Torneiro Mecânico, Kleber Ferreira, o Pronatec foi a oportunidade que estava precisando. “Na minha rua, muitas pessoas me perguntavam por que eu não fazia um destes cursos, pois estava desempregado. Então procurei na internet e achei o que eu queria. Fui até o Cras [Centro de Referência em Assistência Social] e me inscrevi. Quando terminar, quero fazer logo o de soldador também para me capacitar melhor e depois poder montar o meu próprio negócio. Era a oportunidade que faltava à minha vida.”
Ascom/Secretaria Municipal de Assistência Social de Caxias (MA)
(com edição da Ascom/MDS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário