Visitas

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Mininstra participa da formatura de 1,8 mil profissionais em São Paulo

Entre os formandos, 63 fazem parte da primeira turma de pessoas em situação de rua a receber o certificado. Programa já alcançou mais de 527 mil matrículas e meta é atingir 1 milhão até 2014
Clique na imagem para ampliar

Ubirajara Machado/MDS
Foto de formanda recebendo certificado. Clique na Imagem para Ampliar
A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, discursa na formatura dos profissionais em São Paulo
São Paulo, 20 – A maior cidade do Brasil ganhou mais 1,8 mil novos profissionais formados por cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Brasil Sem Miséria. A cerimônia de formatura aconteceu na noite de sexta-feira (19) no Palácio das Convenções do Parque do Anhembi, zona norte de São Paulo. Esse evento teve como diferencial os 63 novos profissionais que fazem parte da primeira turma de pessoas em situação de rua a receber o certificado de conclusão.
Leia também: Pronatec Brasil Sem Miséria já alcançou mais de 527 mil matrículas
Em seu discurso, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, comemorou o número de 527 mil profissionais formados pelo Pronatec Brasil Sem MIséria e reforçou que essa conquista se deve a uma parceria bem sucedida entre governo federal, prefeituras, áreas da assistência social, empresários e o Sistema S - Sesi, Senai e Sebrae. Terza Campello finalizou sua participação parabenizando os profissionais recém-formados pela vitória. “A população pobre não quer favor, quer oportunidades”, afirmou a ministra.

Durante a cerimônia, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, explicou que o processo de formação de turmas para pessoas em situação de rua foi executado de uma forma muito respeitosa, com ações de mobilização voltadas para esse publico. “Eu vejo o Pronatec como uma grande oportunidade para que essas pessoas comecem a compreender que seus horizontes podem voltar a ser ampliados”, ressaltou Haddad.

Clique na imagem para ampliar

Ubirajara Machado/MDS
Foto de formanda recebendo certificado. Clique na Imagem para Ampliar
Bruno de Lima faz parte da primeira turma de pessoas em situação de rua e destacou-se no curso de auxiliar administrativo sendo escolhido como orador da turma
Histórias de vida - Bruno de Lima, de 30 anos, faz parte da primeira turma de pessoas em situação de rua e destacou-se no curso de auxiliar administrativo sendo escolhido como orador da turma. Após ter passado por problemas financeiros e familiares, Bruno se envolveu com as drogas - fato que o levou a viver em situação de rua. Após ter recebido tratamento para se livrar da dependência, ele procurou uma capacitação profissional afim de conquistar uma melhor condição de vida. “Eu me empenhei e deu certo. Hoje estou recebendo o certificado de conclusão do curso e já estou empregado em uma empresa da área de alimentação, onde vejo possibilidade de crescer cada vez mais” , comemora.

Grace Gomes Tavares, 32 anos, é beneficiária do Bolsa Família e optou pelo curso de auxiliar administrativo por ter afinidade com a área. Grace afirma que a dificuldade de se colocar no mercado de trabalho foi o que a motivou matricular-se no curso. “Estou muito satisfeita, fiz um curso maravilhoso e estou confiante que agora vou arrumar um bom emprego”, lembra.

Clique na imagem para ampliar

Ubirajara Machado/MDS
Foto de formanda recebendo certificado. Clique na Imagem para Ampliar
Grace Gomes Tavares é beneficiária do Bolsa Família e afirma que a dificuldade de se colocar no mercado de trabalho foi o que a motivou matricular-se no curso
Em pouco mais de um ano e meio, 527.352 pessoas em 1.531 municípios se matricularam nos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) voltados ao público do Plano Brasil Sem Miséria, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Quase 50% delas – 263 mil matrículas – foram realizadas nos primeiros seis meses de 2013. Entre os alunos inscritos, 55% têm entre 15 e 29 anos e 66% são mulheres. Até 2014, a meta é alcançar 1 milhão de pessoas inscritas. O Pronatec Brasil Sem Miséria oferece cursos de formação inicial continuada e de qualificação profissional a pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, em especial as beneficiárias do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário