Visitas

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Frequência parcial dos beneficiários do Bolsa Família chega a 40%

Dados são referentes aos meses de fevereiro e março. Secretarias municipais de Educação devem monitorar 17,4 milhões de estudantes atendidos pelo programa de transferência de renda do MDS
Clique na imagem para ampliar
Acompanhamento parcial da Condicionalidade de Educação do Bolsa Família de fevereiro e março 2013, por estado e região
Brasília, 18 – Levantamento parcial mostra registro da frequência escolar de 40% do total de alunos beneficiados pelo Bolsa Família. Mais de 7 milhões de crianças e adolescentes já tiveram suas presenças em salas de aula, referentes a fevereiro e março, incluídas no sistema do Ministério da Educação (MEC). O prazo para o primeiro monitoramento de 2013 termina dia 30 deste mês.

As secretarias municipais de Educação devem fazer o acompanhamento escolar de 17,4 milhões de estudantes atendidos pelo programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), na faixa etária de 6 a 18 anos. A orientação do MDS é que esse trabalho envolva também os gestores municipais do Bolsa Família e a equipe de assistência social.

Ceará, Piauí e Paraná registraram os maiores percentuais de informação. Amapá, Distrito Federal e Roraima estão com os índices mais baixos.

A frequência à escola, uma das contrapartidas exigidas dos beneficiários, é considerada um importante mecanismo para interromper a pobreza entre as gerações. Estudantes com idades entre 6 e 15 anos precisam ter frequência mínima de 85% das aulas e os adolescentes de 16 e 17 anos, de pelo menos 75%.

A média de acompanhamento se manteve em 86% do total de alunos beneficiários no ano passado. A expectativa do MDS é superar esse percentual em 2013.

Saúde – Os beneficiários do Bolsa Família também precisam manter a agenda de saúde em dia. Essa é a outra contrapartida exigida do público atendido pelo programa. Nesse caso, o prazo para registro sobre vacinação infantil e acompanhamento de pré-natal no sistema do Ministério da Saúde pelos técnicos municipais termina em 28 de junho.

O Bolsa Família transfere cerca de R$ 2 bilhões a mais de 13,8 milhões de famílias em todos os municípios brasileiros.

Ascom/MDS
(61) 2030-1021

Nenhum comentário:

Postar um comentário