Visitas

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Inclusão produtiva urbana: MDS promove seminário para debater avanços e desafios

Evento reúne gestores, acadêmicos e especialistas para avaliar aspectos da política pública de capacitação profissional voltada às pessoas mais pobres. Ministra Tereza Campello participa da abertura, no dia 8 de maio
Brasília, 17 – O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vai reunir gestores públicos e especialistas de várias instituições para avaliar as potencialidades e desafios da inclusão produtiva, um dos três eixos do Plano Brasil Sem Miséria (os outros dois são garantia de renda e acesso a serviços). O Seminário Inclusão Produtiva Urbana, promovido pelo MDS em parceria com a Universidade de Campinas (Unicamp) e o Banco Mundial, será realizado nos dias 8 e 9 de maio, no Centro de Convenções da Unicamp. A ministra Tereza Campello fará conferência na abertura do evento.

No programa Café com a Presidenta desta semana, Dilma Rousseff falou sobre a nova dimensão que seu governo está dando às ações de inclusão produtiva urbana, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “Do total de 8 milhões de vagas do Pronatec que lançamos há um ano e meio, um milhão reservamos à população beneficiada pelo Brasil Sem Miséria.” Segundo ela, o Pronatec Brasil Sem Miséria já atingiu 380 mil matrículas.

O seminário reforça a importância das ações de inclusão produtiva desenvolvidas pelo Plano Brasil Sem Miséria para apoiar a inserção das pessoas mais pobres no mercado de trabalho.

Segundo o secretário extraordinário para Superação da Extrema Pobreza, Tiago Falcão, a participação da sociedade é necessária para aprimorar essas políticas públicas. “No momento em que estamos perto de celebrar dois anos do Brasil Sem Miséria, é importante a atuação articulada das áreas do trabalho, da educação, do desenvolvimento social, entre outras. Essa articulação foi acentuada com o lançamento do Brasil Sem Miséria”.

Em dois dias de discussões serão sete sessões de palestras e debates, reunindo 27 debatedores, entre pesquisadores das principais universidades de São Paulo (Unicamp, USP, PUC), representantes do governo federal e do terceiro setor. As inscrições podem ser feitas até dia 6 de maio no seguinte endereço: http://blog.mds.gov.br/sbsmipu/?page_id=7. A programação detalhada também pode ser conferida no hotsite do Seminário (http://blog.mds.gov.br/sbsmipu/?page_id=31).

Ascom/MDS
(61) 2030-1021

Nenhum comentário:

Postar um comentário